Locação de Caçambas para Remoção de Entulho

Locação de Caçambas para Remoção de Entulho

Processo de reciclagem do entulho da construção civil 

As Estações de Reciclagem de Entulho têm como objetivo transformar os resíduos da construção civil em agregados reciclados, que podem substituir a brita e a areia em elementos da construção civil que não tenham função estrutural. As estações estão em terrenos públicos localizados estrategicamente, com área mínima de 6.000m², que devem ser cercados e dotados de pontos de aspersão de água, de forma a reduzir o excesso de poeira. Para evitar a pressão sonora, as calhas dos equipamentos britadores são revestidas de borracha e as pás-carregadeiras dispõem de silenciadores. Essas unidades recebem os resíduos transportados por caminhões e empresas de caçambas desde que apresentem, no máximo, 10% de outros materiais (papel, plástico, metal etc.) e ausência de terra, matéria orgânica, gesso e amianto.


Os resíduos de construção e demolição respondem por significativa parcela dos rejeitos gerados nos grandes centros urbanos. Belo Horizonte iniciou, em 1995, um programa de reciclagem de entulho, que incluiu a instalação de três usinas. Hoje estão em funcionamento duas. Esse material representa 26% do total de resíduos destinados no município e respondem por 80% da coleta de materiais recicláveis. Em 2013, foram produzidas 109 toneladas por dia de material britado nas usinas de reciclagem.


Conheça as etapas do processo de reciclagem do entulho:

Recepção: O material é inspecionado na portaria para verificar a sua composição e o grau de contaminação. O material aceito é classificado em:

 

Classe A – resíduos de peças fabricadas com concreto (lajes, pilares, blocos, pavimentação), argamassas, fibrocimento, pedras ornamentais, sem a presença de impurezas. Destinam-se à preparação de argamassa e concreto não estruturais, utilizados na fabricação de bloquetes para calçamento, blocos de vedação, guias para meio-fio, dentre outros .

 

Classe B – resíduos predominantemente cerâmicos (tijolos, telhas, azulejos etc.). Destinam-se à base e à sub-base de pavimentação de vias, drenos, camadas drenantes e material de enchimento de rip-rap. 
A parcela rejeitada pela inspeção é destinada ao aterro sanitário de Macaúbas, em Sabará.

 

Seleção: Os materiais recicláveis são separados manualmente dos rejeitos que, se forem reaproveitáveis, serão devidamente destinados para reciclagem. Cerca de 90% de todo o material recolhido são utilizados em obras públicas e 10% são vendidos para empresas privadas.

 

Operação de britagem: Os resíduos são levados pela pá-carregadeira até o alimentador vibratório do britador de impacto e, por gravidade, para a calha simples e ao transportador de correia. Após a britagem, há eliminação de pequenas partículas metálicas ferruginosas pela ação de um eletroímã sobre o material reciclado conduzido pelo transportador de correia.

 

Estocagem em pilhas: O material reciclado é acumulado sob o transportador de correia.

 

Expedição: É o procedimento realizado com o auxílio de pá-carregadeira, dispondo o material reciclado em veículos apropriados.


1999 - 2017 © Caçambas Leão - Locação de Caçambas | Todos os direitos reservados | Telefones (11) 3991-4720